As interdições e os desvios nas ruas de Belém durante o Círio de Nazaré
A partir desta terça-feira (3), com a abertura oficial do Círio de Nazaré em Belém, serão intensificadas as interdições e desvios nas ruas da cidade. A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estará atuando para garantir a segurança dos participantes das romarias e o fluxo do trânsito.
Traslado/Rodoviária
O Traslado dos carros de promessas, que é a primeira das 14 romarias oficiais, sairá da Praça Santuário até o estacionamento do Porto Futuro. A partir das 4h da manhã de sexta-feira (6), a Avenida Generalíssimo Deodoro será fechada para o traslado para Ananindeua, com previsão de participação de 1,3 milhão de fiéis. Os bloqueios e orientação no trânsito serão feitos pelos agentes da Semob e Guarda Municipal de Belém.
O supervisor de operação e fiscalização, Elias Jardim, orienta que os romeiros evitem ficar à frente da berlinda, para garantir a fluidez da procissão. A Romaria Rodoviária sairá da Igreja Matriz de Ananindeua às 5h30 do sábado (7), com destino ao trapiche de Icoaraci.
Fluvial/Motorromaria
A Romaria Fluvial sairá do trapiche de Icoaraci com chegada à escadinha do cais do Porto. Serão percorridas 10 milhas marítimas, em torno de 18,5 km, com duração de 2 horas e previsão de 50 mil participantes. A procissão das motos sairá por volta de 11h30 e percorrerá 2,5 km até o Colégio Gentil, em 1 hora, com previsão de 45 mil participantes
Corredores livres
Durante a Trasladação e o Círio, será liberada a travessa Rui Barbosa e Benjamin Constant na Avenida Nazaré, e as ruas Oswaldo Cruz e Gaspar Viana na avenida Presidente Vargas. Essas medidas visam atender às demandas dos moradores do entorno, possibilitando que atravessem as vias do trajeto, enquanto não estiverem passando as procissões.
Remoção de veículos
A Semob pede para que até meio-dia do sábado, sejam retirados os veículos estacionados nas vias do trajeto. A partir das 14h, essas vias serão interditadas. É importante que os condutores evitem congestionamentos e remoção dos veículos, para garantir a fluidez das romarias
Orientações aos romeiros
Os romeiros são orientados a evitar a ida de carro ao centro da cidade, pois com as interdições, os espaços para estacionamento serão diminuídos. Isso também evita congestionamentos e a possível remoção do veículo, caso esteja impedindo o trajeto das romarias. Também é importante solicitar autorização e seguir as orientações da Semob para a distribuição de água durante as procissões.
Pontos Operacionais
As seguintes vias serão interditadas: Avenida Visconde de Souza Franco com as esquinas da avenida Marechal Hermes, rua Belém e Avenida Governador José Malcher; Avenida Assis de Vasconcelos, nos trechos com as ruas Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana; Travessa Piedade, na rua Municipalidade e na Avenida Marechal Hermes. Durante as procissões, as vias que compõem o trajeto estarão totalmente interditadas.
Mudança de Itinerários de linhas
Haverá alteração de itinerários das linhas que operam nos corredores das avenidas Pedro Álvares Cabral e Governador José Malcher. Os pontos de desvio dessas linhas serão na avenida Visconde (Doca) de Souza Franco. É importante que os usuários estejam atentos às mudanças e sigam as orientações dos agentes de transporte.
Funcionamento BRT
O sistema BRT funcionará de forma parcial na manhã de sexta-feira (6) e até às 14h do sábado (7). Após esse horário, apenas o Terminal Mangueirão manterá o funcionamento das integrações das linhas alimentadoras, enquanto os ônibus troncais irão operar pela pista lateral. No domingo (8), não haverá operação do BRT, somente a integração das linhas alimentadoras e troncais no Terminal Mangueirão.
Com as interdições e desvios nas ruas de Belém durante o Círio de Nazaré, é importante que os moradores e os participantes das romarias estejam atentos às informações e sigam as orientações dos órgãos responsáveis. A Semob estará atuando para garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito, proporcionando um evento tranquilo e seguro para todos.
Redes sociais