A invasão da fazenda do ex-deputado federal do Paraná, Abelardo Lupion, e da esposa, Denise Maria Deboni Lupion
No domingo (1°) em Santo Antônio da Platina, no norte Pioneiro do Paraná, a fazenda do ex-deputado federal Abelardo Lupion e de sua esposa Denise Maria Deboni Lupion foi invadida. Segundo relatos do filho do casal, o deputado federal Pedro Lupion, os suspeitos cortaram a grade da propriedade e entraram pela janela durante a noite. Até o momento, os suspeitos ainda não foram localizados pela Polícia Militar (PM).
Invasão e agressões
Os criminosos renderam, agrediram e amarraram Abelardo e Denise no pé de uma cama enquanto reviravam a casa. Eles exigiram as chaves do cofre onde a família guardava nove armas, que foram levadas pelos invasores. A invasão durou cerca de uma hora antes dos suspeitos fugirem.
Ferimentos e bens levados
Abelardo Lupion sofreu hematomas pelo corpo, uma fratura em uma das costelas e precisou levar pontos na cabeça. Sua esposa, Denise, não sofreu ferimentos, segundo informações do filho do casal.
Entre os objetos roubados estão:
- 1 Carabina calibre 44
- 1 Carabina calibre 22
- 1 Carabina Fuzil Rossi calibre 357
- 1 Pistola calibre 380
- 2 Pistolas Taurus calibre 380
- 1 Pistola Taurus G2C calibre 9mm
- 1 Pistola Taurus calibre 22
- 1 Pistola Taurus TS9 calibre 9mm
- 1 Coleção de facas
- 1 Relógio Rolex de Ouro
- Joias diversas
As armas faziam parte de um acervo de coleção que estava guardado em um cofre na residência do casal. Os criminosos exigiram as chaves e levaram todos os objetos mencionados.
Possíveis motivações
O deputado federal Pedro Lupion acredita que a invasão pode ter sido realizada por uma quadrilha de criminosos que atua na região ou por motivações políticas. Ele mencionou sua atuação como presidente da bancada ruralista e seu perfil combativo como possível motivo para a invasão. No entanto, até o momento, nenhuma hipótese foi confirmada.
Investigações em andamento
O roubo foi registrado no domingo (1°) e a polícia iniciou as investigações. Segundo a Polícia Militar, após realizarem diligências, o caso foi repassado para a Polícia Civil. Até o momento, o inquérito está em fase inicial de investigação e busca identificar os responsáveis pelo crime.
Trajetória de Abelardo Lupion
Abelardo Lupion foi deputado federal pelo Paraná por seis mandatos e ocupou cargos de destaque, como presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) durante a gestão do ex-governador Beto Richa. Além disso, foi secretário de Infraestrutura e Logística na gestão da ex-governadora Cida Borghetti. Seu último mandato foi na legislatura 2011-2014.
Conclusão
A invasão da fazenda de Abelardo Lupion e Denise Maria Deboni Lupion chocou a região e acendeu o debate sobre a violência e a criminalidade no Estado. As investigações estão em andamento, e espera-se que os responsáveis sejam identificados e levados à justiça.
Redes sociais