Dólar inicia semana em baixa e expectativas de inflação caem
O dólar abriu em baixa nesta terça-feira (26), dando início à última semana do ano e também a uma semana mais curta e com menor volume de negócios. Os investidores repercutem a divulgação do último Boletim Focus de 2023, que mostrou uma redução nas expectativas para a inflação deste e do próximo ano. As projeções para o preço do dólar também caíram.
Expectativas para a inflação e o dólar
Segundo o Boletim Focus de 2023, as expectativas para a inflação no Brasil para este e o próximo ano foram reduzidas. Esse resultado reflete a melhora na percepção dos agentes econômicos em relação à recuperação da economia brasileira, além das políticas monetárias adotadas pelo Banco Central. A redução das projeções para a inflação tem impacto direto nas projeções para o preço do dólar, que também foram revisadas para baixo.
Dados de inflação e emprego no Brasil
Nesta semana, o mercado aguarda importantes divulgações de dados econômicos, como os índices de inflação e emprego no Brasil. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões por parte dos investidores, pois indicam o nível de atividade econômica do país e a capacidade de consumo da população. A inflação é um indicador-chave para monitorar a desvalorização da moeda e a necessidade de ajustes nas políticas monetárias.
Dados de atividade econômica nos Estados Unidos
Além dos dados brasileiros, o mercado também está atento aos números de atividade econômica nos Estados Unidos. Os indicadores americanos têm impacto global, pois refletem o desempenho da maior economia do mundo. Os investidores buscam sinais de recuperação econômica e possíveis mudanças na política monetária americana, o que pode influenciar os mercados internacionais.
Análise dos mercados
Dólar
Às 09h10, o dólar operava em queda de 0,23%, cotado a R$ 4,8495. A moeda norte-americana acumula queda de 1,54% na semana, 1,11% no mês e 7,91% no ano. A redução das expectativas para a inflação e a menor aversão ao risco no mercado internacional contribuem para a desvalorização do dólar frente ao real.
Ibovespa
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, começou a operar às 10h. Na última sexta-feira, o índice fechou com alta de 0,43%, atingindo 132.753 pontos e renovando seu maior patamar histórico pelo segundo dia consecutivo. No acumulado, o Ibovespa registra ganhos de 1,96% na semana, 4,26% no mês e 20,98% no ano. O desempenho positivo reflete o otimismo dos investidores com as perspectivas econômicas do país.
Conclusão
Ao iniciar a última semana do ano, o dólar opera em baixa devido à redução das expectativas para a inflação no Brasil e a consequente revisão das projeções para o preço da moeda. Os investidores estão atentos aos dados de inflação e emprego no Brasil, assim como à atividade econômica nos Estados Unidos. O Ibovespa, por sua vez, registra ganhos contínuos e alcança níveis históricos, refletindo a confiança do mercado na recuperação da economia brasileira.
Redes sociais