ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Pernambuco autoriza municípios a aplicarem segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19 após aumento de 800% nos casos; veja grupos contemplados

imagem

Autorização de segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 é publicada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Por [Seu Nome]

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco publicou uma nota técnica nesta quarta-feira (6), autorizando os municípios a aplicarem uma segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. Essa medida tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos a partir dos 12 anos, desde que tenham recebido a última dose de imunizante há, pelo menos, seis meses.

Aumento de casos no estado e a circulação de subvariantes da ômicron

A autorização para a segunda dose de reforço ocorreu após o estado de Pernambuco registrar um aumento de quase 800% no número de casos da Covid-19 durante o mês de novembro. Diante dessa situação, a nota técnica da SES segue uma orientação do Ministério da Saúde, que também observou um aumento nas notificações de casos no Ceará, onde foram identificadas a circulação de novas subvariantes da ômicron.

Recomendações para receber a vacina bivalente

Atualmente, para receber a vacina bivalente que protege tanto contra as primeiras variantes do vírus, quanto contra a ômicron e suas subvariantes, é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, quatro meses. Essa vacina está disponível para a população com 18 anos ou mais, além das pessoas com 12 anos ou mais que possuem comorbidades.

A nota técnica também ressalta a importância de reforçar as medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios. Essas medidas são essenciais para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas.

O portal [Nome do Portal] entrou em contato com a prefeitura do Recife para saber quando a segunda dose de reforço começará a ser aplicada na cidade, mas até o momento desta atualização, não obteve retorno.

Baixa cobertura vacinal com a vacina bivalente em Pernambuco

Apesar de ser a principal forma de combater a disseminação do vírus da Covid-19, a cobertura vacinal com a vacina bivalente segue muito baixa em Pernambuco. De acordo com dados da SES, apenas 12,86% da população com 18 anos ou mais tomou a vacina até o momento.

A taxa de cobertura vacinal é maior que 80% apenas nas duas primeiras doses, com 92,42% das pessoas vacinadas na primeira dose e 85,12% nas segunda dose.

Os números divulgados pela SES nesta semana mostram um aumento significativo no registro de casos de Covid-19 no estado. Entre a primeira e a última semana de novembro, o número de diagnósticos positivos para a infecção subiu de 89 para 776, o que representa um aumento de mais de 770%.

Conclusão

A autorização para a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 é uma medida importante para fortalecer a proteção da população vulnerável, como os idosos e pacientes imunossuprimidos. No entanto, é fundamental que a cobertura vacinal seja ampliada em Pernambuco, a fim de conter a disseminação do vírus e evitar um aumento ainda maior de casos.

Além da vacinação, é essencial que as medidas de prevenção, como o uso de máscaras e a higienização das mãos, sejam rigorosamente seguidas. Apenas com a combinação dessas estratégias será possível superar a pandemia e proteger a saúde da população pernambucana.

ADSENSE GOOGLE