ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Hospital na Serra do RJ normaliza raio-x após denúncia de impressão em folha de papel A4, mas fiscais flagram ambiente 'insalubre'

imagem

O Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia fiscaliza Hospital em Nova Friburgo

O Hospital Raul Sertã, localizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, passou por uma fiscalização do Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia após denúncias de funcionários. Entre as reclamações, estava a prática de imprimir exames de raio-x em folhas de papel A4, o que surpreendeu os pacientes. Durante a vistoria, foram identificados outros problemas, e a prática de impressão em papel comum foi considerada irregular de acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de março de 2022.

A importância da resolução da Anvisa

A resolução da Anvisa, no seu Artigo 72, proíbe a prática de fotografar, filmar ou utilizar escâner não específico para exames radiológicos com o objetivo de digitalizar imagens e utilizar esses arquivos como registros ou imagens para laudos e diagnósticos. Essa medida tem como objetivo preservar a qualidade e a segurança dos exames radiológicos, garantindo um diagnóstico mais preciso.

Raio-x volta a funcionar regularmente

No entanto, o hospital conseguiu resolver essa questão e o serviço de raio-x convencional já estava em funcionamento na sexta-feira (19). Foi providenciada a manutenção de uma das máquinas processadoras, responsáveis por revelar as radiografias, além da aquisição de uma nova máquina. Além disso, o problema com a porta da câmara escura, que não fechava corretamente, também foi solucionado.

A Prefeitura de Nova Friburgo tomou medidas para solucionar o problema, permitindo que os exames da Atenção Básica (SISREG) fossem retomados no hospital. Anteriormente, esses exames haviam sido suspensos porque os médicos não aceitavam assinar laudos nas imagens de raio-x impressas em papel comum.

Novas irregularidades encontradas

Apesar de ter sido resolvido o problema da impressão em papel comum, a fiscalização do Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia identificou outras irregularidades no setor de radiologia do hospital. Durante a vistoria, foi constatado que nenhuma sala de raio-x possuía ar-condicionado funcionando e os corredores também não possuíam esse equipamento. Além disso, outras infrações foram encontradas e serão encaminhadas à Anvisa e ao Ministério Público.

Um dos diretores do Conselho, Fabiano Ladislau, comentou sobre as irregularidades sanitárias encontradas no local, como a falta de ar-condicionado e condições inadequadas de iluminação e de processamento das imagens radiológicas. Ele afirmou que a situação é insalubre e será necessária a apuração do Ministério Público, pois há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a categoria e a Prefeitura em 2013 que não foi cumprido.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, informou que está resolvendo os problemas do setor, mas reconhece que algumas questões, como melhorias estruturais e aquisição de ar-condicionado, demandarão um prazo maior. Quanto ao TAC de 2013, a Prefeitura está apurando a situação, já que o acordo foi firmado em gestões anteriores.

ADSENSE GOOGLE