ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Petrobras (PETR4): Indicado pelo governo, Renato Galuppo ganha assento em conselho de administração –

imagem

A Petrobras nomeia Renato Galuppo como conselheiro de administração

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou nesta sexta-feira (26) que Renato Galuppo foi nomeado como um dos conselheiros de administração da companhia. A petroleira estatal informou que o processo de análise e eleição foi submetido aos procedimentos de governança aplicáveis, não tendo sido constatados quaisquer impedimentos para a assunção do cargo de administração na empresa.

No início da semana, a Petrobras comunicou a renúncia de Efrain Cruz ao cargo no conselho de administração e como membro do Comitê de Investimentos, após ter sido exonerado da secretaria-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME). Em seu lugar, a pasta indicou Renato Galuppo. Fontes ouvidas pelo jornal já haviam sinalizado que o conselho iria se reunir nesta sexta para avaliar o nome de Galuppo.

Renato Galuppo já é membro do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do conselho de administração da Petrobras e teve seu relatório de integridade recentemente emitido e analisado pelo Comitê de Pessoas, "sem qualquer impedimento para assunção de cargo de administração na companhia", de acordo com a Petrobras.

Advogado formado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2022, Renato Galuppo exerce a advocacia perante o TJMG, TRE/MG, Supremo Tribunal Federal e Tribunais Superiores desde fevereiro de 2003. Ele possui uma ampla experiência em contencioso e consultivo em matéria eleitoral, criminal, constitucional e cível. Além disso, é especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário UNA (2020) e pós-graduado em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal e Econômico Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM (2021).

Renato Galuppo também acumula experiência como assessor jurídico na Câmara dos Deputados, tendo atuado de março de 2007 a junho de 2014 e de outubro de 2014 a dezembro de 2021. Ele é conselheiro de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) desde julho de 2023, membro externo do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS) da Petrobras desde junho de 2023 e membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e do ICP (Instituto de Ciências Penais).

Petrobras e a nomeação de Renato Galuppo

A Petrobras, empresa estatal brasileira de petróleo, anunciou nesta sexta-feira (26) a nomeação de Renato Galuppo como um dos conselheiros de administração da companhia. Essa decisão ocorreu após a renúncia de Efrain Cruz ao cargo no conselho de administração e ao Comitê de Investimentos. A exonerção de Cruz da secretaria-executiva do Ministério de Minas e Energia levou à indicação de Galuppo para o cargo.

Galuppo já fazia parte do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do conselho de administração da Petrobras. Seu relatório de integridade foi analisado pelo Comitê de Pessoas, que não identificou nenhum impedimento para que ele assumisse a nova posição de conselheiro de administração.

Nascido em Ouro Preto, Renato Galuppo se formou em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2022. Ele é advogado, exercendo a profissão desde fevereiro de 2003 perante o TJMG, TRE/MG, Supremo Tribunal Federal e Tribunais Superiores. Sua prática inclui contencioso e consultivo nas áreas eleitoral, criminal, constitucional e cível.

Além disso, Renato Galuppo possui especialização em Direito Penal e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário UNA, concluída em 2020. Ele também é pós-graduado em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal e Econômico Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM desde 2021.

Experiência profissional e cargos anteriores

Antes de sua nomeação como conselheiro de administração da Petrobras, Renato Galuppo atuou como assessor jurídico na Câmara dos Deputados. Ele desempenhou essa função de março de 2007 a junho de 2014 e de outubro de 2014 a dezembro de 2021.

Além disso, Galuppo é conselheiro de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) desde julho de 2023. Ele também é membro externo do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS) da Petrobras desde junho de 2023. Seus conhecimentos no campo jurídico o levaram a ser membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e do ICP (Instituto de Ciências Penais).

Renato Galuppo possui uma sólida trajetória profissional e conhecimentos jurídicos abrangentes que o tornam uma figura importante na Petrobras. Sua nomeação como conselheiro de administração reforça o compromisso da empresa com a governança e a expertise na área jurídica.

Palavras-chave:

Petrobras, conselheiro de administração, Renato Galuppo, governança, nomeação, petroleira estatal, análise, eleição, Efrain Cruz, Comitê de Investimentos, ministério de Minas e Energia, Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, relatório de integridade, advogado, especialização, cargo de administração, Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), assessor jurídico, Câmara dos Deputados, experiência profissional, conhecimento jurídico, Abradep, IBCCRIM, ICP.

ADSENSE GOOGLE