Prevenção de doenças respiratórias com campanha de vacinação em Macapá
No período de fortes chuvas e mudanças climáticas em Macapá, é comum surgirem crises gripais e outras doenças respiratórias. Para combater esse cenário, as campanhas de vacinação no município estão sendo intensificadas, com destaque para a Influenza e a Covid-19.
Vacinas oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá
As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá (UBSs) e também em pontos itinerantes. As UBSs já estão oferecendo as vacinas durante o horário de funcionamento de cada unidade.
Documentos necessários para a aplicação das vacinas
Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação e a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pontos itinerantes
A campanha de vacinação também estará presente em pontos itinerantes durante feriados e fins de semana. Nesses pontos, serão oferecidas apenas as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza. A cada semana, os pontos itinerantes mudam de localização, passando por todas as zonas da cidade.
Atualização de vacinas de rotina
Nas unidades de saúde, além das vacinas contra doenças respiratórias, é possível atualizar as vacinas de rotina e se prevenir contra vírus e bactérias com outros imunizantes. Algumas das vacinas disponíveis são contra o tétano e a poliomielite.
Grupos prioritários para a vacinação contra a influenza
A dose de influenza oferecida nessa campanha é destinada apenas aos grupos que necessitam de prioridade. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde, profissionais da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições semelhantes.
Conclusão
A campanha de vacinação em Macapá está sendo intensificada para prevenir doenças respiratórias, principalmente durante o período de fortes chuvas e mudanças climáticas. Com a oferta de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde e em pontos itinerantes, a população tem acesso facilitado à imunização contra a Influenza e a Covid-19, além da possibilidade de atualizar as vacinas de rotina e se proteger contra outras doenças. É de extrema importância que a população esteja atenta aos grupos prioritários para a vacinação contra a influenza e siga as recomendações das autoridades de saúde.
Redes sociais