Governo do Rio de Janeiro alerta para golpes envolvendo o cartão Recomeçar
O Governo do Rio de Janeiro emitiu um alerta para a população sobre tentativas de golpes envolvendo o cartão Recomeçar. Esse benefício foi anunciado para auxiliar as pessoas que tiveram suas casas gravemente afetadas pelos temporais que assolaram o estado e resultaram na morte de pelo menos 12 pessoas.
Entre os golpes denunciados pelos representantes do governo estão o envio de um cartão falso para as residências dos beneficiados e pedidos de dinheiro para liberar o saldo. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ressalta que somente é possível realizar o cadastro por meio da assistência social dos municípios e enfatiza que não existe nenhum tipo de cadastro online ou por telefone.
Uma família da cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, relatou que foi abordada na porta de sua casa e informada de que havia sido contemplada com o benefício. A pessoa que lhes abordou tinha acesso aos dados da família e afirmou que em poucos dias os cartões definitivos seriam entregues. Desconfiados, os membros da família entraram em contato com a secretaria responsável e comprovaram que se tratava de uma tentativa de golpe.
O cartão Recomeçar é um benefício que ainda não foi distribuído, e tem como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade devido aos danos causados pelas chuvas. Com esse cartão, as famílias poderão comprar eletrodomésticos, móveis e até materiais de construção. Os cadastros são de responsabilidade das prefeituras municipais.
A coordenadora do Cartão Recomeçar, Mônica Guedes, reforça a importância de que a população siga somente as informações do governo estadual e da prefeitura de seu município. Ela destaca que o cartão é bloqueado, nominal e não permite saques. Além disso, ressalta que o governo não envia nada pelo correio e não está fazendo cadastros ou entregas de cartões nas comunidades afetadas pelos temporais.
Até o momento, mais de 30 mil pessoas se inscreveram para receber o benefício. Os órgãos municipais serão responsáveis por realizar uma seleção para verificar a elegibilidade dos inscritos.
Diante dessas informações, é fundamental que a população esteja atenta a possíveis tentativas de golpes envolvendo o cartão Recomeçar. É importante buscar informações apenas por canais oficiais do governo e não fornecer dados pessoais para terceiros. Caso haja qualquer suspeita de fraude, o contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos deve ser feito imediatamente.
Redes sociais