Cerca de 31 mil famílias precisam regularizar o Cadastro Único (CadÚnico) em Campo Grande
De acordo com um levantamento realizado pela secretaria municipal de Assistência Social (SAS) de Campo Grande, aproximadamente 31 mil famílias estão com pendências no Cadastro Único (CadÚnico) e precisam realizar a regularização. Caso as pendências não sejam ajustadas, essas famílias correm o risco de serem retiradas dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
O que é o Cadastro Único (CadÚnico) e por que é importante?
O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento de coleta e gestão de informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda. Ele é utilizado pelo Governo Federal para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social e proporcionar acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada.
Por meio do CadÚnico, o governo consegue ter um panorama amplo das condições socioeconômicas das famílias cadastradas, permitindo assim a formulação e a implementação de políticas públicas mais eficientes e direcionadas.
A importância da regularização do CadÚnico em Campo Grande
Em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, existem atualmente 199.446 famílias inscritas no CadÚnico e 59.416 famílias beneficiárias do Bolsa Família. No entanto, segundo o levantamento realizado pela SAS, cerca de 31 mil famílias estão com o cadastro desatualizado.
A revisão cadastral é uma ação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de verificar a veracidade das informações cadastrais e atualizar os dados das famílias que não realizaram a última atualização há mais de dois anos.
De acordo com Viviane Brandão, gerente do Cadastro Único em Campo Grande, as famílias foram divididas em grupos para facilitar o processo de regularização. Além disso, foi estabelecido um cronograma de repercussões nos benefícios sociais, o que implica que as famílias devem regularizar sua situação dentro de um prazo determinado para não perderem os benefícios oferecidos pelo governo.
Como realizar a regularização do CadÚnico em Campo Grande
As famílias que foram identificadas com pendências no Cadastro Único receberam notificações por meio do aplicativo do CadÚnico e também pelos aplicativos do Bolsa Família, como o Caixa Tem, e no extrato de pagamento dos benefícios. Já as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica podem ser comunicadas por meio da fatura da conta de energia elétrica.
Após receberem a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência ou ir até a Central do Cadastro Único em Campo Grande, localizada na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí.
É importante ficar atento aos documentos necessários para realizar a regularização. No último ano, o Governo Federal realizou mudanças em relação aos documentos exigidos. Os responsáveis pelas famílias devem levar consigo um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, além do CPF ou título de eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.
Para obter mais informações sobre o Cadastro Único ou os programas do Governo Federal, o usuário pode entrar em contato com a Gerência de Gestão do CadÚnico pelo telefone (67) 3314-4482, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.
Redes sociais